segunda-feira, 16 de março de 2009

Whatchmen - O Filme

Sabe quando um filme marca a gente, de uma forma que nunca mais se esquece?
Pois é... não foi o caso de Whatchmen, sai do cinema com uma sensação de que tinha passado por uma experiência banal, se graça.
Não me lembro exatamente quando li a HQ, mas certamente faz uns 20 anos e me lembro que foi uma obra em quadrinhos marcante, com uma narrativa totalmente diferente do usual, eram várias histórias em uma só.
Até onde pude perceber, o filme foi bastante fiel a obra original e tem lá seu charme, prende a atenção e algumas cenas são incriveis, tanto na questão dos efeitos especiais quanto em cenas extremamente violentas, como a muito tempo não se via no cinema.
Não que eu tenha gostado, ainda prefiro que as cenas de violência sejam apenas sugeridas, mas se for pra fazer que se faça como fizeram em Whatchmen, são cenas assustadoras, de deixar o Jason envergonhado.
Os atores são praticamente desconhecidos mas saem-se muito bem e entre os personagens destaca-se Rorschach, tanto com a máscara quanto sem ela, muito bom o ator. O personagem Comediante também é muito bem interpretado e apesar de menor participação consegue se destacar, talvez por ser o mais cínico.
Todos os personagens interpretam bem os duvidosos heróis e a caricaturização (não errei o termo, era uma caricatura mesmo) do Nixon está muito boa, cada vez que aparecia aquele nariz eu tinha vontade de gargalhar.
As melhores piadas do filme são as de humor negro, quase rolei de rir quando Júpiter reclama que Dr Manhattan foi fazer sexo com ela e continuou a trabalhar...
Além das cenas de violência o filme tem cenas de sexo que certamente o tornam pouco recomendável para a garotada, embora não tenha nada demais a não ser uma certa superexposição do bilau azul do Dr Manhattan. Particularmente gostei da cena com o Coruja e Jupiter... a cena do Superhomem voando com Mirian Lane foi muito romântica, mas com certeza Coruja e Jupiter souberam aproveitar melhor o céu e a lua, com um acompanhamento musical de gosto - no mínimo - duvidoso.
Alias as músicas do filme são um show a parte, algo que evidentemente não podia ter na HQ, é colocada com maestria em praticamente todas as cenas, com destaque para a cena do Vietnã, clara e merecida homenagem a "Apocalipse Now".
Não é um filme ruim, pelo contrário, é um belo filme, muito bem executado e embora não deva animar quem não conhece a obra original não posso dizer o mesmo de quem leu, ainda que em um sebo qualquer. Mas certamente as livrarias já renovaram seu estoque e pelo que pude ver o preço ainda está salgado, recomendo procurar nos sebos que é mais negócio.
Recomendo fortemente e quando puder pegar o DVD quero prestar mais atenção em algumas cenas.
Quanto ao diretor... bom, me lembrou o trabalho feito com Senhor dos Anéis, percebe-se claramente que se trata de um fã de obra, pode-se tranquilamente dizer que isso ou aquilo ficaria melhor assim ou assado ou que faltou algo aqui e ali, mas não vou dizer isso, pra mim o cara fez miséria com o que tinha em mãos.
Então porque não gostei?
Ah... eu gostei sim, mas esperava um filme mais empolgante, que me deixasse com sabor de quero mais, como aconteceu quando li a HQ e talvez este seja exatamente o problema, a HQ já era muito boa e conseguir superar algo muito bom... ainda que em outra mídia é um trabalho muito dífícil.
Vamos agora esperar o video-game...

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

#main-wrapper p {text-align:justify}